Os centros socioeducativos destinados a adolescentes em cumprimento de medida de internação devem oferecer escolarização e profissionalização, além de atividades culturais, esportivas e de lazer. Nessa perspectiva, o presente trabalho intenciona abordar sobre o cotidiano de uma Escola Cidadã Integral Socioeducativa (ECIS) de um estabelecimento para adolescentes autores de atos infracionais, em particular trazendo aspectos observados durante uma pesquisa de campo de mestrado que está sendo desenvolvida no Centro Socioeducativo Lar do Garoto, localizado no município de Lagoa Seca, estado da Paraíba. Ao final, assinala-se que a ECIS em questão possui um corpo docente que busca compreender o contexto de origem dos socioeducandos na proposta de certas atividades, promovendo a inclusão desses sujeitos. Todavia, a carência de recursos tecnológicos e as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos socioeducandos, principalmente em razão dos elevados índices de defasagem e evasão escolar, são alguns dos obstáculos enfrentados pelos docentes no processo educativo.