Tornar-se uma pessoa letrada ultrapassa a concepção preestabelecida entre apenas saber ler e escrever, mas acima de tudo, saber se posicionar de forma crítica e ativa perante a sociedade. Nessa perspectiva, grande parte dos estudantes de modo geral, possuem dificuldades com a leitura e escrita, principalmente quando esta requer um caráter mais técnico e formal. No ensino médio técnico, os alunos também precisam conhecer um pouco da escrita acadêmica, tendo em vista que necessitam produzir um projeto científico inovador para a conclusão de curso. Dessa forma, o presente estudo foi realizado na cidade de São Luís-MA, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, no ano de 2022. Por conseguinte, teve por objetivo principal verificar a percepção de alunos a respeito da leitura e escrita técnica científica. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem quantitativa, descrevendo e argumentando os principais dados obtidos. No geral, 120 alunos participaram da pesquisa, cerca de 60,8% homens e 39,2% mulheres. Em relação a escolaridade, 82,5% afirmaram ter o ensino médio completo enquanto 6,7% tinham o ensino médio incompleto, 5,8% com ensino superior incompleto e 2,5% com superior completo. Sobre o entendimento dos entrevistados a respeito de metodologia da pesquisa científica, 77,5% afirmaram que o primeiro contato com a disciplina foi no Senai, 19,2% firmaram que já conheciam a disciplina, enquanto 3,3% não souberam responder. A respeito da leitura de artigo científico, 78% afirmaram que o primeiro contato foi na atual instituição, 12,5% já tinham realizado a leitura de algum artigo antes e 9,5% não souberam responder. A partir desse prisma, pode-se inferir que a maioria dos alunos participantes nunca tinham realizado a leitura de artigo científico antes de participarem do projeto. Resultado considerável, tendo em vista que a leitura de textos científicos é fundamental para a formação do arcabouço teórico de um projeto de pesquisa.