APLICATIVO (APP) PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADO EM PERGUNTAS E RESPOSTAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90144 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3558 "inscrito_id" => 15043 "titulo" => "APLICATIVO (APP) PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADO EM PERGUNTAS E RESPOSTAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => "A química é um processo de aprendizagem que tem mais significância com a utilização de tecnologia da informação e comunicação, como exemplo, aplicação de softwares educacionais. Objetivamos aqui, desenvolver um aplicativo (APP) para dispositivos móveis baseado em perguntas e respostas na área de ciências da natureza como ferramenta na aprendizagem de Química. A metodologia foi feita em quartas etapas. Primeiro, foi produzido um questionário e foi aplicado para os alunos, para identificar quais conteúdos de química eles sentem mais dificuldade. Na segunda, foi detectado quais os conteúdos os alunos têm maior dificuldade e a partir da identificação, os conteúdos foram abordados no aplicativo. Sequencialmente, foi produzido o aplicativo e suas respectivas questões com a resolução das mesmas. Por fim, os alunos testaram o aplicativo e responderam um questionário para saber o que acharam do quiz. No primeiro questionário a maioria dos alunos responderam gostar da junção entre tecnologia e conhecimento e também acham que a mesma pode ajudar no aprendizado. Quando perguntados quais assuntos de química mais sentem dificuldade, responderam química geral, radioatividade, tabela periódica e entre outros. No questionário de avaliação do aplicativo, mais de 90% dos alunos responderam que usariam mais vezes o quiz de química (beta interno), enquanto uma pequena parcela afirmou que talvez usaria. Nossos dados mostram que grande parte dos alunos referem ter dificuldade na maioria dos assuntos relacionados a química. Após uso do aplicativo “beta interno”, os mesmos afirmaram que usariam o aplicativo mais vezes, como forma de melhora no ensino aprendizagem de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15043_TB3558_29082022001900.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MATEUS PAULINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucasmpnascimento@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90144 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3558 "inscrito_id" => 15043 "titulo" => "APLICATIVO (APP) PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADO EM PERGUNTAS E RESPOSTAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => "A química é um processo de aprendizagem que tem mais significância com a utilização de tecnologia da informação e comunicação, como exemplo, aplicação de softwares educacionais. Objetivamos aqui, desenvolver um aplicativo (APP) para dispositivos móveis baseado em perguntas e respostas na área de ciências da natureza como ferramenta na aprendizagem de Química. A metodologia foi feita em quartas etapas. Primeiro, foi produzido um questionário e foi aplicado para os alunos, para identificar quais conteúdos de química eles sentem mais dificuldade. Na segunda, foi detectado quais os conteúdos os alunos têm maior dificuldade e a partir da identificação, os conteúdos foram abordados no aplicativo. Sequencialmente, foi produzido o aplicativo e suas respectivas questões com a resolução das mesmas. Por fim, os alunos testaram o aplicativo e responderam um questionário para saber o que acharam do quiz. No primeiro questionário a maioria dos alunos responderam gostar da junção entre tecnologia e conhecimento e também acham que a mesma pode ajudar no aprendizado. Quando perguntados quais assuntos de química mais sentem dificuldade, responderam química geral, radioatividade, tabela periódica e entre outros. No questionário de avaliação do aplicativo, mais de 90% dos alunos responderam que usariam mais vezes o quiz de química (beta interno), enquanto uma pequena parcela afirmou que talvez usaria. Nossos dados mostram que grande parte dos alunos referem ter dificuldade na maioria dos assuntos relacionados a química. Após uso do aplicativo “beta interno”, os mesmos afirmaram que usariam o aplicativo mais vezes, como forma de melhora no ensino aprendizagem de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15043_TB3558_29082022001900.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MATEUS PAULINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucasmpnascimento@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }