Este trabalho tem como objetivo geral analisar a experiência da formação continuada desenvolvida com os/as professores/as do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano - Anos Iniciais) da Rede Municipal de Ensino de Maceió-AL, que está em andamento durante o ano de 2022, e como objetivos específicos, enfatizar a importância da formação continuada no trabalho docente, apontar as especificidades do ensino-aprendizagem no Ciclo de Alfabetização e relatar a experiência do município de Maceió. O percurso metodológico segue a perspectiva de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, realizada a partir da análise das avaliações registradas ao final das formações continuadas com professores/as do Ciclo de Alfabetização, no período de março a agosto de 2022 que tomam como referenciais teóricos os estudos relacionados à teoria psicogenética da Alfabetização e Letramento no Brasil. Nossos resultados iniciais apontam para a relevância da formação continuada para a construção e consolidação do trabalho pedagógico, a partir de experiências formativas voltadas para o diálogo entre teoria-prática e estimulando o compartilhamento de práticas exitosas entre os/as professores/as da rede municipal. Sendo assim, nesta pesquisa buscou-se compreender como as formações impactam na realidade da escola pública ao dialogar com os docentes e contribuir com sua prática em sala de aula.