EJA — DO ANALFABETISMO AO ANALFABETISMO LETRADO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90932 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4773 "inscrito_id" => 9480 "titulo" => "EJA — DO ANALFABETISMO AO ANALFABETISMO LETRADO" "resumo" => "O presente artigo resume as considerações que tem por base a experiência profissional do autor com licenciatura no ensino médio regular e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); também fundamentado na literatura afim entre legislação, pareceres do Ministério da Educação do Brasil, anuário analítico e artigo científico. Apresenta uma reflexão acerca da locação dessa modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), consoante a conjuntura de ostentação dos dados absolutos na redução da evasão escolar e da suposta redução no tempo distendido para a escolarização integral, em detrimento do refletir desses valores na qualidade do ensino, da precária aprendizagem naqueles sujeitos dessa modalidade. Discorre uma análise dos preceitos e fundamentos insertos na legislação para estruturação e oferta da EJA e sobre a presença do Estado com política pública no atendimento a esta demanda. O título do artigo, então, “EJA — do analfabetismo ao analfabetismo letrado”, expressa a problemática e a conclusão da análise. Mas é necessário dizer que, diante da constatação de jovens adultos egressos da EJA desprovidos das competências necessárias para progredir em estudos posteriores que os coloquem em uma universidade, conclui-se que é necessário se repensar uma reestruturação da EJA para, de fato, atender ao artigo 2º da LDBEN, ou seja, o “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9480_TB4773_05102022225009.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO LUIZ AMARAL DE LIMA" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO AMARAL" "autor_email" => "professorsergioamaral@gma" "autor_ies" => "ESCOLAS ESTADUAIS DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90932 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4773 "inscrito_id" => 9480 "titulo" => "EJA — DO ANALFABETISMO AO ANALFABETISMO LETRADO" "resumo" => "O presente artigo resume as considerações que tem por base a experiência profissional do autor com licenciatura no ensino médio regular e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); também fundamentado na literatura afim entre legislação, pareceres do Ministério da Educação do Brasil, anuário analítico e artigo científico. Apresenta uma reflexão acerca da locação dessa modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), consoante a conjuntura de ostentação dos dados absolutos na redução da evasão escolar e da suposta redução no tempo distendido para a escolarização integral, em detrimento do refletir desses valores na qualidade do ensino, da precária aprendizagem naqueles sujeitos dessa modalidade. Discorre uma análise dos preceitos e fundamentos insertos na legislação para estruturação e oferta da EJA e sobre a presença do Estado com política pública no atendimento a esta demanda. O título do artigo, então, “EJA — do analfabetismo ao analfabetismo letrado”, expressa a problemática e a conclusão da análise. Mas é necessário dizer que, diante da constatação de jovens adultos egressos da EJA desprovidos das competências necessárias para progredir em estudos posteriores que os coloquem em uma universidade, conclui-se que é necessário se repensar uma reestruturação da EJA para, de fato, atender ao artigo 2º da LDBEN, ou seja, o “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9480_TB4773_05102022225009.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO LUIZ AMARAL DE LIMA" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO AMARAL" "autor_email" => "professorsergioamaral@gma" "autor_ies" => "ESCOLAS ESTADUAIS DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }