Este artigo tem por objetivo compartilhar o trabalho de formação continuada com as equipes gestoras das escolas municipais de Manaus desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação pelo GT de Educação Socioemocional da mesma secretaria. O desenvolvimento socioemocional representa uma nova forma de enxergar a educação nas escolas almejando a educação integral dos estudantes que além de desenvolverem suas capacidades cognitivas, terão oportunidades para se tornarem cidadãos com múltiplas competências individuais e sociais. Com a educação socioemocional, os indivíduos podem aprender a superar suas limitações e frustrações e ter melhor qualidade de vida. Além disso, podem construir relacionamentos mais saudáveis, pautados em respeito e compreensão. Dessa maneira, torna-se extremamente necessário e imprescindível que gestores, pedagogos e assessores pedagógicos conheçam e entendam a educação socioemocional e seus pilares para que possam exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação e uma liderança eficaz para promover o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos visando estimular o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com os encontros formativos, as equipes gestoras puderam vivenciar momentos de reflexão e prática acerca do aprimoramento de habilidades comportamentais que podem ajudá-los a lidar com eles mesmos e com os outros. A partir da análise de dados obtida por meio de questionários de avaliação dos encontros, verificamos que os participantes se propõem a utilizar em seu cotidiano os conhecimentos adquiridos durante os encontros formativos visando entender melhor quem são e quais são seus objetivos como sujeitos aprendentes e ensinantes tanto na vida pessoal quanto profissional.