Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRESENÇA DO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho surge de algumas reflexões ao analisar um livro didático de língua inglesa proposto ao ensino fundamental anos finais em uma escola privada, com base nas recomendações da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A BNCC orienta que o ensino de língua inglesa deve assumir o status de língua franca, assim surge o problema geral da pesquisa cujo objetivo é verificar como o IFL (Inglês como Língua Franca) se apresenta no livro didático para o ensino fundamental anos finais no Brasil. Para atender a essa questão é necessário discutir a natureza do inglês como língua franca como variante linguística; compreender a natureza do ILF se apresenta na BNCC; e identificar as relações entre o material didático analisado e as orientações da BNCC. A pesquisa é realizada através da análise de conteúdo e imagem do livro didático conforme as três implicações mencionadas pela BNCC para o ensino de língua inglesa na Educação Básica no Brasil. Para discutir o ensino de língua inglesa as referências mais marcantes são Crystal (2003), Riddell (2010) e Moita Lopes (2008). Em relação às questões sobre (multi)letramentos, multimodalidade e semiose, estão os autores Van Leeuwen (2005), Soares (2009), Walsh (2010) e Rojo (2012). Então, para falar sobre ELF a principal referência é a parceria entre Cogo e Dewey (2012), e um estudo mais recente de Mauranen (2018). Conforme resultados, constata-se que muito há de ser discutido sobre o tema porque o material não apresenta ocorrências do ILF no material didático, apesar de contemplar alguns elementos das implicações propostas pela BNCC.

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