A literatura pode representar diversos aspectos da realidade ao criar espaços ficcionais que nos permitem a percepção de toda a complexidade do tema que está sendo tratado. Neste artigo, nós analisamos as questões de LGBTfobia e racismo em sala de aula, abordadas no livro Meus pais e eu, de autoria de Deko Lipe, pertencente ao gênero infantojuvenil. O livro conta a história de uma adolescente negra de 13 anos, adotada por um casal homossexual masculino, que sofre preconceito por parte de alunos da escola de alto padrão onde passa a estudar por ser filha de dois homens e por causa da cor da sua pele. No trabalho, inicialmente falamos sobre questões de LGBTfobia e racismo na sociedade brasileira; em seguida, revisamos a teoria por meio dos ensinamentos de Guacira Lopes Louro (Gênero, Sexualidade e Educação), Djamila Ribeiro (Pequeno Manual Antirracista), Paulo Freire (Pedagogia da Tolerância), Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo de ensino fundamental (Língua Portuguesa), Antonio Candido (O Direito à Literatura) e João Alexandre Barbosa (Literatura Nunca é Apenas Literatura). Posteriormente, fazermos uma descrição e análise de como o livro retrata o assunto. Por fim, mostramos que a situação da adolescente chega ao conhecimento da direção da escola e a forma como a questão da intolerância é resolvida pode servir de modelo para outras escolas adotarem soluções semelhantes; já o livro pode servir de exemplo de conscientização em relação à diversidade sexual e de etnia que existe na raça humana.