Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REDE MUNICIPAL DE CAUCAIA-CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90682
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4398
    "inscrito_id" => 17141
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REDE MUNICIPAL DE CAUCAIA-CE"
    "resumo" => "Este trabalho busca analisar a utilização da literatura de cordel no ensino de História, por sua importância como linguagem que se constitui fonte capaz de aproximar os estudantes a uma história repleta de significados para o seu cotidiano. A utilização do cordel constitui uma ferramenta pedagógica para as aulas de História e, portanto, nosso intuito foi demonstrar o quão a utilização de tal linguagem poderá contribuir para uma aprendizagem significativa dos discentes de História na rede pública municipal cearense de educação básica, tendo por lócus da pesquisa, a cidade de Caucaia-CE. Com esse propósito foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo na qual que tivemos como categorias de análise: o ensino de História, linguagens e a literatura de cordel; métodos e práticas em sala de aula. Selecionamos como público-alvo os professores de História que lecionam nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Caucaia, que fazem uso da literatura de cordel em suas aulas. Utilizamos um questionário online semiestruturado como técnica de coleta de dados. Como resultados da pesquisa de campo são apresentados os relatos de experiências com o uso da literatura de cordel no ensino de História, o que nos levou a perceber que o cordel, mesmo que ainda de forma tímida, vem fazendo parte das aulas de História da rede municipal de Caucaia, Ceará. Consideramos importante que sua utilização seja difundida entre os docentes, assim como as aplicações metodológicas da literatura de cordel em aulas de História sejam mais discutidas nas capacitações e formações. Por fim, embora constatando a pouca utilização pelos entrevistados, o cordel se destaca com um ótimo recurso para o ensino de História, já que os versos trazem contextos históricos que retratam o cotidiano da realidade cearense e nordestina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17141_TB4398_29112022105919.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO OTÁVIO BASTOS CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "Otávio"
    "autor_email" => "jtavinho@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90682
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4398
    "inscrito_id" => 17141
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REDE MUNICIPAL DE CAUCAIA-CE"
    "resumo" => "Este trabalho busca analisar a utilização da literatura de cordel no ensino de História, por sua importância como linguagem que se constitui fonte capaz de aproximar os estudantes a uma história repleta de significados para o seu cotidiano. A utilização do cordel constitui uma ferramenta pedagógica para as aulas de História e, portanto, nosso intuito foi demonstrar o quão a utilização de tal linguagem poderá contribuir para uma aprendizagem significativa dos discentes de História na rede pública municipal cearense de educação básica, tendo por lócus da pesquisa, a cidade de Caucaia-CE. Com esse propósito foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo na qual que tivemos como categorias de análise: o ensino de História, linguagens e a literatura de cordel; métodos e práticas em sala de aula. Selecionamos como público-alvo os professores de História que lecionam nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Caucaia, que fazem uso da literatura de cordel em suas aulas. Utilizamos um questionário online semiestruturado como técnica de coleta de dados. Como resultados da pesquisa de campo são apresentados os relatos de experiências com o uso da literatura de cordel no ensino de História, o que nos levou a perceber que o cordel, mesmo que ainda de forma tímida, vem fazendo parte das aulas de História da rede municipal de Caucaia, Ceará. Consideramos importante que sua utilização seja difundida entre os docentes, assim como as aplicações metodológicas da literatura de cordel em aulas de História sejam mais discutidas nas capacitações e formações. Por fim, embora constatando a pouca utilização pelos entrevistados, o cordel se destaca com um ótimo recurso para o ensino de História, já que os versos trazem contextos históricos que retratam o cotidiano da realidade cearense e nordestina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17141_TB4398_29112022105919.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO OTÁVIO BASTOS CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "Otávio"
    "autor_email" => "jtavinho@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho busca analisar a utilização da literatura de cordel no ensino de História, por sua importância como linguagem que se constitui fonte capaz de aproximar os estudantes a uma história repleta de significados para o seu cotidiano. A utilização do cordel constitui uma ferramenta pedagógica para as aulas de História e, portanto, nosso intuito foi demonstrar o quão a utilização de tal linguagem poderá contribuir para uma aprendizagem significativa dos discentes de História na rede pública municipal cearense de educação básica, tendo por lócus da pesquisa, a cidade de Caucaia-CE. Com esse propósito foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo na qual que tivemos como categorias de análise: o ensino de História, linguagens e a literatura de cordel; métodos e práticas em sala de aula. Selecionamos como público-alvo os professores de História que lecionam nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Caucaia, que fazem uso da literatura de cordel em suas aulas. Utilizamos um questionário online semiestruturado como técnica de coleta de dados. Como resultados da pesquisa de campo são apresentados os relatos de experiências com o uso da literatura de cordel no ensino de História, o que nos levou a perceber que o cordel, mesmo que ainda de forma tímida, vem fazendo parte das aulas de História da rede municipal de Caucaia, Ceará. Consideramos importante que sua utilização seja difundida entre os docentes, assim como as aplicações metodológicas da literatura de cordel em aulas de História sejam mais discutidas nas capacitações e formações. Por fim, embora constatando a pouca utilização pelos entrevistados, o cordel se destaca com um ótimo recurso para o ensino de História, já que os versos trazem contextos históricos que retratam o cotidiano da realidade cearense e nordestina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.