Enquanto fato social, a linguagem é um sistema de construção simbólica entre o eu, o outro e o mundo. A partir disso, o Projeto Navegando na Poesia visa potencializar a relação de crianças com a língua por meio da literatura e de agenciamentos artísticos, explorando jogos teatrais, musicalização, contação de história, palhaçaria e artes plásticas. O projeto abarca a realização de 1.116 intervenções artístico-pedagógicas organizadas em 6 oficinas literárias, com objetivos e temáticas diferentes. As oficinas serão ministradas para educandos de 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental, de escolas municipais em 11 cidades na região da bacia de Campos. Para o desenvolvimento desta pesquisa tomaremos como corpus as produções literárias dos estudantes, construídas durante a primeira oficina, cujo objetivo principal é identificar a função social de textos que circulam os campos da vida social. De natureza qualitativa, implementada por meio de Intervenção Pedagógica, segundo Damiani (2013), utilizaremos a análise de conteúdo de Bardin (2013), como ferramenta para observação e estudo das inferências apresentadas pelas crianças após as experiências mediadas no contexto da oficina em questão. A contribuição esperada é o aprofundamento dos conhecimentos presentes nas práticas educativas não formais, a partir da apropriação e significação das experiências de crianças em contato com a literatura de forma lúdica e participativa. Temos ainda a expectativa de construir e disseminar conhecimento e para possíveis parcerias e trocas entre a educação formal e as práticas da educação não formal.