O presente trabalho tem como objetivo analisar e apresentar diferentes pontos de vista que envolvem o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, que se caracteriza por uma condição comportamental de grande incidência na infância e adolescência. Esta situação é marcada por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade e são responsáveis por prejuízos na vida escolar das crianças e adolescentes acometidos, além de problemas de relacionamento social e ocupacional, podendo interferir na vida de familiares, amigos, colegas de escola e da comunidade. Para atingir os objetivos propostos, esta pesquisa se permeia em investigações bibliográficas da literatura presente a respeito do assunto e suas implicações no meio escolar. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade pode ser confundido com falta de interesse, desobediência e falta de educação. Todavia, as pesquisas demonstram que as escolas podem oferecer capacitações para que os professores estejam cada vez mais atentos as singularidades de suas crianças e adolescentes. A atuação da família e multiprofissionais junto aos alunos com TDAH é de extrema relevância para a eficácia do tratamento, sendo esse trabalho conjunto um forte alicerce para essas crianças. A partir deste conhecimento foi possível conhecer e obter experiências favoráveis para atuação no espaço escolar sob a conclusão de que este transtorno pode ser compreendido e tratado através de metodologias voltadas para cada aluno e suas particularidades.