Atualmente tem sido apresentado e argumentado sobre diversas dificuldades dos alunos, e tem se constatado através de avaliações internas e externas que os alunos têm grandes dificuldades ligadas principalmente à capacidade de resolver questões matemáticas, sejam elas sobre cálculos, números, escrita ou geometria. Nesta área ganha destaque uma palavra que por vezes é desconhecida por alguns alunos, professores e familiares, a Discalculia, ela afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva, impedindo que se desenvolva a inteligência necessária para a construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. A temática da pesquisa consiste em analisar o processo de desenvolvimento dos alunos discálculicos no ensino fundamental I, em uma escola municipal em Balsas-MA, no contexto pandêmico. A problemática está baseada em investigar quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as discálculicos no período da pandemia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores de anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Balsas-MA, sobre discalculia. Ainda, como descrever as ações que foram efetivadas para favorecer o processo de ensino aprendizagem de alunos discálculicos no cenário da pandemia. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado foi à entrevista, questionário com dez professores de uma escola municipal da cidade de Balsas-MA. Ao finalizar a pesquisa percebeu-se que os seus objetivos foram satisfatoriamente atingidos. Assim, como a questão problema que norteou o presente trabalho, haja vista que, foram criadas estratégias e propostas pedagógicas para trabalhar com alunos com dificuldades, incluindo a dificuldade de aprendizagem em matemática, tendo um efeito relevante e positivo onde mais de sessenta e seis por cento dos alunos avançaram em relação ao ponto inicial da pesquisa, um dos meios mais eficazes tem sido a busca ativa e o atendimento personalizado e individualizado como base para reparar os danos ocasionados pelo contexto pandêmico.