Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DISCÁLCULICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BALSAS-MA, NO CONTEXTO PANDÊMICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90530
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4193
    "inscrito_id" => 9535
    "titulo" => "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DISCÁLCULICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BALSAS-MA, NO CONTEXTO PANDÊMICO"
    "resumo" => "Atualmente tem sido apresentado e argumentado sobre diversas dificuldades dos alunos, e tem se constatado através de avaliações internas e externas que os alunos têm grandes dificuldades ligadas principalmente à capacidade de resolver questões matemáticas, sejam elas sobre cálculos, números, escrita ou geometria. Nesta área ganha destaque uma palavra que por vezes é desconhecida por alguns alunos, professores e familiares, a Discalculia, ela afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva, impedindo que se desenvolva a inteligência necessária para a construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. A temática da pesquisa consiste em analisar o processo de desenvolvimento dos alunos discálculicos no ensino fundamental I, em uma escola municipal em Balsas-MA, no contexto pandêmico. A problemática está baseada em investigar quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as discálculicos no período da pandemia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores de anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Balsas-MA, sobre discalculia. Ainda, como descrever as ações que foram efetivadas para favorecer o processo de ensino aprendizagem de alunos discálculicos no cenário da pandemia. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado foi à entrevista, questionário com dez professores de uma escola municipal da cidade de Balsas-MA. Ao finalizar a pesquisa percebeu-se que os seus objetivos foram satisfatoriamente atingidos. Assim, como a questão problema que norteou o presente trabalho, haja vista que, foram criadas estratégias e propostas pedagógicas para trabalhar com alunos com dificuldades, incluindo a dificuldade de aprendizagem em matemática, tendo um efeito relevante e positivo onde mais de sessenta e seis por cento dos alunos avançaram em relação ao ponto inicial da pesquisa, um dos meios mais eficazes tem sido a busca ativa e o atendimento personalizado e individualizado como base para reparar os danos ocasionados pelo contexto pandêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9535_TB4193_07092022213743.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILIAN OLIVEIRA DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MILIAN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "myllaped.adv@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90530
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4193
    "inscrito_id" => 9535
    "titulo" => "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DISCÁLCULICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BALSAS-MA, NO CONTEXTO PANDÊMICO"
    "resumo" => "Atualmente tem sido apresentado e argumentado sobre diversas dificuldades dos alunos, e tem se constatado através de avaliações internas e externas que os alunos têm grandes dificuldades ligadas principalmente à capacidade de resolver questões matemáticas, sejam elas sobre cálculos, números, escrita ou geometria. Nesta área ganha destaque uma palavra que por vezes é desconhecida por alguns alunos, professores e familiares, a Discalculia, ela afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva, impedindo que se desenvolva a inteligência necessária para a construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. A temática da pesquisa consiste em analisar o processo de desenvolvimento dos alunos discálculicos no ensino fundamental I, em uma escola municipal em Balsas-MA, no contexto pandêmico. A problemática está baseada em investigar quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as discálculicos no período da pandemia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores de anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Balsas-MA, sobre discalculia. Ainda, como descrever as ações que foram efetivadas para favorecer o processo de ensino aprendizagem de alunos discálculicos no cenário da pandemia. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado foi à entrevista, questionário com dez professores de uma escola municipal da cidade de Balsas-MA. Ao finalizar a pesquisa percebeu-se que os seus objetivos foram satisfatoriamente atingidos. Assim, como a questão problema que norteou o presente trabalho, haja vista que, foram criadas estratégias e propostas pedagógicas para trabalhar com alunos com dificuldades, incluindo a dificuldade de aprendizagem em matemática, tendo um efeito relevante e positivo onde mais de sessenta e seis por cento dos alunos avançaram em relação ao ponto inicial da pesquisa, um dos meios mais eficazes tem sido a busca ativa e o atendimento personalizado e individualizado como base para reparar os danos ocasionados pelo contexto pandêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9535_TB4193_07092022213743.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILIAN OLIVEIRA DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MILIAN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "myllaped.adv@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Atualmente tem sido apresentado e argumentado sobre diversas dificuldades dos alunos, e tem se constatado através de avaliações internas e externas que os alunos têm grandes dificuldades ligadas principalmente à capacidade de resolver questões matemáticas, sejam elas sobre cálculos, números, escrita ou geometria. Nesta área ganha destaque uma palavra que por vezes é desconhecida por alguns alunos, professores e familiares, a Discalculia, ela afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva, impedindo que se desenvolva a inteligência necessária para a construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. A temática da pesquisa consiste em analisar o processo de desenvolvimento dos alunos discálculicos no ensino fundamental I, em uma escola municipal em Balsas-MA, no contexto pandêmico. A problemática está baseada em investigar quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as discálculicos no período da pandemia. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores de anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Balsas-MA, sobre discalculia. Ainda, como descrever as ações que foram efetivadas para favorecer o processo de ensino aprendizagem de alunos discálculicos no cenário da pandemia. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado foi à entrevista, questionário com dez professores de uma escola municipal da cidade de Balsas-MA. Ao finalizar a pesquisa percebeu-se que os seus objetivos foram satisfatoriamente atingidos. Assim, como a questão problema que norteou o presente trabalho, haja vista que, foram criadas estratégias e propostas pedagógicas para trabalhar com alunos com dificuldades, incluindo a dificuldade de aprendizagem em matemática, tendo um efeito relevante e positivo onde mais de sessenta e seis por cento dos alunos avançaram em relação ao ponto inicial da pesquisa, um dos meios mais eficazes tem sido a busca ativa e o atendimento personalizado e individualizado como base para reparar os danos ocasionados pelo contexto pandêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.