O Programa Escolas Sustentáveis foi criado e desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte (RN). As escolas sustentáveis têm três dimensões: gestão, currículo e espaço físico. Esse Programa tem como objetivo a criação do Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEAs) e dos Comitês Escolares de Educação Ambiental (CEEAs). O objetivo deste resumo expandido é relatar a experiência da criação dos CEEAs por meio do acompanhamento técnico-pedagógico da Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (Copeb) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de Parnamirim. O CMEA de Parnamirim foi criado com representantes da Semec, da Segunda Diretoria Regional de Educação e Cultura (2ª Direc) do estado do RN, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem). Foram criados os CEEAs de 10 escolas municipais, de 5 centros infantis municipais e de 3 escolas estaduais. Os Comitês Escolares dessas escolas e centros infantis terão que fazer o diagnóstico da Educação Ambiental nas suas respectivas escolas e, em seguida, construir uma Agenda Escolar de Educação Ambiental (AEEA). O diagnóstico da EA nas escolas será feito por meio de 50 questões, divididas por 10 indicadores, que compõem as três dimensões das escolas sustentáveis. Por sua vez, a AEEA será construída com a seguinte estrutura: apresentação; objetivos, geral e específicos; referenciais teóricos; metodologia de execução, com ações e metas a curto, médio e longo prazo; monitoramento e avaliação; e referências.