A psicomotricidade é uma área do conhecimento que tem por objeto de estudo o corpo em sua integralidade (afetiva, cognitiva e motora). O trabalho do psicomotricista com o Transtorno do espectro Autista envolve a avaliação de áreas desenvolvimentais, tendo em vista que é um Transtorno do Neurodesenvolvimento. Sendo assim, diante da pertinência de discutir acerca de um tema tão relevante, tendo em vista que o desenvolvimento psicomotor é a chave para adquirir novos comportamentos e aprendizagens, buscou-se compreender quais os instrumentos utilizados na prática avaliativa psicomotora de crianças com o transtorno do espectro autista? Para tanto, foi adotado como objetivo principal investigar a práxis psicomotora com as pessoas com transtorno do espectro autista. Esta pesquisa teve característica de revisão sistemática e em formato quantitativa e qualitativa. Foram seguidas as etapas de coleta de informações descritas adiante: (1) triagem e busca; (2) seleção de artigos; (3) leitura integral dos artigos, para análise de resultados e discussão. Os resultados encontrados na primeira etapa (1) triagem e busca: sinalizaram 42 artigos. Na segunda etapa (2) seleção de artigos, foram selecionados seis (06) artigos para leitura integral e discussão dos resultados, dentre os anos de 2015 e 2020. Nesse sentido, verificou-se que os objetivos desse estudo foram alcançados, no entanto esperava-se encontrar uma diversidade de instrumentos aplicados, tendo em vista que apenas dois foram encontrados, o que requer mais estudos com essa população diferenciando a instrumentação. Ademais, ressalta-se a contribuição do presente artigo com a disseminação da informação a respeito do tema, além de reunir os principais instrumentos utilizados nessa prática tão importante principalmente para pessoas no espectro, proporcionando um melhor desenvolvimento da aprendizagem e na compreensão do indivíduo na sua totalidade.