Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: APRESENTANDO O PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PERNAMBUCO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA MANOEL GUILHERME DA SILVA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90368
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3977
    "inscrito_id" => 16799
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: APRESENTANDO O PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PERNAMBUCO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA MANOEL GUILHERME DA SILVA."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi enfatizar a importância de apresentar aos estudantes o conceito e as práticas culturais de Pernambuco e da cidade de Passira, contribuindo para a valorização desses bens que apesar de serem intangíveis ajudam a contar a história de nosso povo, e mostram que a identidade cultural é construída através de ações que são repassadas de geração em geração por trazerem elementos do cotidiano do lugar. Apresentar os bens imateriais como brincadeiras, danças, técnicas de artesanato típicas da cidade (incluindo a zona rural ) em que vivem os estudantes é importante desde os anos iniciais da formação dos mesmos. É conhecendo o contexto histórico, praticando que os estudantes podem despertar o interesse de contribuir para a preservação do patrimônio; diferente de um bem imóvel, os bens intangíveis precisam de movimento, de prática continua para que resista ao tempo e aos fatores que dificultam a permanência dessas práticas. Foram realizadas em sala de aula, durante as aulas ministradas em uma disciplina eletiva, atividades relacionadas ao patrimônio imaterial da cidade e do estado de Pernambuco, analisando filmes, documentários, e oficinas para confecção de itens materiais que estão relacionadas a praticas culturais e imateriais, que além da contribuição para a construção da identidade cultural dos pernambucanos, é conteúdo abordado no Sistema Seriado de avaliação, vestibular realizado pela Universidade de Pernambuco."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID16799_TB3977_01092022123732.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA"
    "autor_nome_curto" => "Ângela Maria"
    "autor_email" => "angela.maria10497@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90368
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3977
    "inscrito_id" => 16799
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: APRESENTANDO O PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PERNAMBUCO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA MANOEL GUILHERME DA SILVA."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi enfatizar a importância de apresentar aos estudantes o conceito e as práticas culturais de Pernambuco e da cidade de Passira, contribuindo para a valorização desses bens que apesar de serem intangíveis ajudam a contar a história de nosso povo, e mostram que a identidade cultural é construída através de ações que são repassadas de geração em geração por trazerem elementos do cotidiano do lugar. Apresentar os bens imateriais como brincadeiras, danças, técnicas de artesanato típicas da cidade (incluindo a zona rural ) em que vivem os estudantes é importante desde os anos iniciais da formação dos mesmos. É conhecendo o contexto histórico, praticando que os estudantes podem despertar o interesse de contribuir para a preservação do patrimônio; diferente de um bem imóvel, os bens intangíveis precisam de movimento, de prática continua para que resista ao tempo e aos fatores que dificultam a permanência dessas práticas. Foram realizadas em sala de aula, durante as aulas ministradas em uma disciplina eletiva, atividades relacionadas ao patrimônio imaterial da cidade e do estado de Pernambuco, analisando filmes, documentários, e oficinas para confecção de itens materiais que estão relacionadas a praticas culturais e imateriais, que além da contribuição para a construção da identidade cultural dos pernambucanos, é conteúdo abordado no Sistema Seriado de avaliação, vestibular realizado pela Universidade de Pernambuco."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID16799_TB3977_01092022123732.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA"
    "autor_nome_curto" => "Ângela Maria"
    "autor_email" => "angela.maria10497@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O objetivo deste trabalho foi enfatizar a importância de apresentar aos estudantes o conceito e as práticas culturais de Pernambuco e da cidade de Passira, contribuindo para a valorização desses bens que apesar de serem intangíveis ajudam a contar a história de nosso povo, e mostram que a identidade cultural é construída através de ações que são repassadas de geração em geração por trazerem elementos do cotidiano do lugar. Apresentar os bens imateriais como brincadeiras, danças, técnicas de artesanato típicas da cidade (incluindo a zona rural ) em que vivem os estudantes é importante desde os anos iniciais da formação dos mesmos. É conhecendo o contexto histórico, praticando que os estudantes podem despertar o interesse de contribuir para a preservação do patrimônio; diferente de um bem imóvel, os bens intangíveis precisam de movimento, de prática continua para que resista ao tempo e aos fatores que dificultam a permanência dessas práticas. Foram realizadas em sala de aula, durante as aulas ministradas em uma disciplina eletiva, atividades relacionadas ao patrimônio imaterial da cidade e do estado de Pernambuco, analisando filmes, documentários, e oficinas para confecção de itens materiais que estão relacionadas a praticas culturais e imateriais, que além da contribuição para a construção da identidade cultural dos pernambucanos, é conteúdo abordado no Sistema Seriado de avaliação, vestibular realizado pela Universidade de Pernambuco.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.