A carreira docente, especialmente no seu início, impõe diversos desafios aos profissionais da educação. Em relação às aulas, isso se dá por diversos fatores, entre eles, a limitação de repertório metodológico e de experiência utilizando o currículo e planejando aulas. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um projeto modelo de monitoria, no âmbito da formação de professores, que se propõe a fortalecer a prática de planejamento de aulas por meio da troca de experiências, em um espaço de aprendizagem entre pares. Na Monitoria de Planejamento de Aulas, docentes que participam do programa de formação de desenvolvimento de lideranças para educação do Ensina Brasil realizam encontros remotos com qualificados professores na sua área de conhecimento, denominados monitores, e contam com o apoio deles para o planejamento das suas aulas e atividades, com base nas metodologias de Planejamento Reverso e Alinhamento Construtivo. Os monitores são capacitados para oferecer um atendimento que considera o contexto que envolve a aula e estimula a reflexão e o desenvolvimento do docente atendido. Como resultado, os professores que participaram do projeto revelaram que se sentiram capazes de planejar aulas melhores e compreender mais o currículo da sua rede de ensino. Eles também relataram que se sentiram mais seguros em sala de aula e, ainda, receberam feedbacks positivos dos estudantes e da equipe pedagógica. Além disso, os monitores e outros profissionais que acompanharam o trabalho dos docentes participantes do projeto, comprovaram através de evidências, a evolução da prática pedagógica dos monitorados através de sessões posteriores de monitoria e observações de aula. O projeto atende docentes de 10 redes de ensino, distribuídas em cinco estados (ES, PE, MA, GO e MS) e sua gestão é 100% remota, revelando-se um modelo eficaz e aplicável em diferentes contextos.