Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO FUNDAMENTAL COM USO DE APARELHOS PORTÁTEIS (MOBILE LEARNING) DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os desafios surgidos após o início do período pandêmico no Brasil acarretaram o uso de aparelhos móveis e demais ferramentas tecnológicas pelos estudantes e professores, uma das possibilidades encontradas para que houvesse a continuidade do ensino e da educação. Essa nova estratégia se tornou pauta de estudo nas diversas esferas do conhecimento. Com base nisso, este trabalho teve como objetivo analisar a forma como os aparelhos portáteis (mobile learning) foram utilizados na modalidade de ensino remoto emergencial sob a perspectiva do professor, além de identificar quais aparelhos foram utilizados como recursos tecnológicos. Este estudo tem uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, relatando a experiência vivida por um grupo de cinco professores de escola pública durante a adoção de ensino remoto emergencial. A coleta dos dados se deu por meio de um questionário relacionadas à atividade docente durante o ensino remoto emergencial. A partir dos relatos dos docentes, percebe-se que a tecnologia fez com que o professor e aluno tivessem um maior grau de mobilidade e flexibilidade. Ainda assim, inúmeras questões sobre prática docente e formação de professores surgiram. Isso porque, grande parte dos professores nunca haviam adotados ambientes virtuais como forma de ensino. Na realidade, grande parte dos docentes não sabiam utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, isso quando possuem em suas instituições de ensino. Outra questão, é o fato de grande parte das instituições de ensino não disporem destes recursos e se quer possuir uma internet de qualidade. Em síntese surgiram grandes questões de cunho social e técnico referente a acessibilidade e manejo das tecnologias.

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