Diversos equipamentos costumam ser utilizados como forma de ensino em cursos técnicos e até mesmo em indústrias para o treinamento de novos funcionários. Dentre estes equipamentos, um dos mais comuns é a bancada didática, que se refere a uma estação de trabalho. Com o intuito de utilização como recurso didático em aulas práticas em cursos que envolvam as áreas de hidráulica e mecânica, com custo inferior aos modelos comercializados, de fácil manuseio, manutenção simples, utilizando-se materiais recicláveis e transparentes para que seu funcionamento interno pudesse ser observado, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um protótipo de bancada didática de uma bomba centrífuga com materiais recicláveis. O protótipo mostrou-se funcional com estrutura de uma boa resistência, podendo ser transportada para outros locais sem correr o risco de ser danificada e o custo final de aquisição ficou abaixo do esperado devido ao uso de materiais recicláveis. A bomba didática apresentou grande potencial para auxiliar alunos e professores das mais diversas áreas de ensino e aprendizagem e, futuramente, pode ser atualizada e melhorada através da implementação de um sistema de automação via Arduino que permita o uso de vários novos equipamentos como medidores de consumo de energia, medidores de vazão ou até mesmo um controle de vazão.