A educação ambiental é um processo formativo capaz de promover consciência sobre o meio ambiente. Nesse sentido, diferente da educação ambiental conservadora - que se limita a analisar “desvios comportamentais” de vertente individual - a educação ambiental crítica baseia-se em questões sócio-histórico-políticas. O objetivo deste trabalho foi compreender de que forma docentes da educação básica entendem e aplicam questões formativas teóricas e práticas acerca de consciência e criticidade ambiental para com seus discentes. O presente estudo possui natureza qualitativa e o tipo de pesquisa se caracteriza como estudo de caso. Os participantes dessa pesquisa são professores/as de escolas públicas e privadas de Educação Básica que atuam no ensino médio na disciplina de Biologia. Foi feito o uso de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as quais foram coletadas por meio de áudio e transcritas posteriormente. Houve um roteiro para nortear as entrevistas, e o método de análise de dados foi a Análise de Discurso na perspectiva de Mary Jane Spink, fazendo-se uso das árvores de associação de ideias. Percebeu-se que a totalidade dos docentes tem conhecimento teórico sobre educação ambiental. Entretanto, ao detalharem como enxergam a mesma frente à sociedade em que vivemos, ficaram evidentes as diferenciações de compreensão. A prática docente, por sua vez, sobressaiu-se de diversas formas pelos participantes da pesquisa, ora apresentando tendência mais conservadora, ora mais crítica. A interdisciplinaridade também foi destacada nessa práxis, de maneira que processos sociais, culturais e biológicos aparecem interligados. Além disso, foram encontradas semelhanças e diferenças nas respostas sobre quais as principais dificuldades para se trabalhar educação ambiental na escola, bem como o entendimento do que vem a constituir um educador ambiental. Os docentes relataram, ademais, através de suas experiências de vida, as suas memórias com a biodiversidade, além de exemplos de abordagens com educação ambiental no cotidiano escolar.