O objetivo da gamificação, (ou "gamification", em inglês) é aumentar o envolvimento dos participantes aplicando princípios de design de jogos às atividades cotidianas. Ela foi fundada na ideia de game thinking, que engloba a incorporação da gamificação com outros conhecimentos corporativos e de design. Todo jogo tem um objetivo que deve ser alcançado e, para isso, os jogadores devem superar obstáculos. Nos bastidores da gamificação, a psicologia revela como o espírito humano é afetado pela conquista e pelo triunfo. A utilização de novas tecnologias possibilita estimular o aprendizado, direcionar o comportamento e promover um senso de recompensa. A competição está no centro do processo, portanto, é comum ver o reconhecimento público dos colaboradores que se saem melhor em negócios baseados em jogos. Para que a gamificação traga os melhores resultados possíveis, a participação precisa ser voluntária, ou seja, todos os jogadores precisam conhecer as regras e os objetivos da tarefa. Logo, para a melhor compreensão desse tema, este trabalho objetiva a elaboração de um jogo a partir de peças criadas por meio de impressora 3D, para aplicação no ensino de ligações iônicas. Deste modo surge a ideia de aplicação como um “PUZZLE IÔNICO”, visando um melhor aproveitamento no processo de aprendizado em formato de quebra-cabeça.