Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIA MAIS APRENDIZADO PARA A RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOM JESUS/RN DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com a pandemia da COVID-19, a maioria dos países implementaram medidas não farmacológicas para possibilitar o tempo necessário para reorganização dos serviços de saúde. Dentre essas medidas, ocorreu a suspensão das aulas presenciais para mais de 1 bilhão de alunos em todo o mundo. Com isto, ocorreram significativos prejuízos a aprendizagem dos estudantes. Neste sentido, observa-se a necessidade de possibilitar iniciativas relacionadas a recomposição de aprendizagens e das habilidades relativas a cada ano escolar. Nesse contexto, o município de Bom Jesus/RN elaborou uma estratégia para oportunizar a ampliação do horário de aulas em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem para garantir o pleno potencial de desenvolvimento cognitivo dos alunos e diminuir as taxas de evasão escolar, reprovação e distorção idade série. Para a ampliação do tempo de permanência do alunos em sala de aula foram adotadas duas estratégias: 1) aumento da jornada de aulas diária, com 1 hora de aula a mais todos os dias; e, 2) aulas aos sábados. A ampliação das aulas ocorreu de agosto a dezembro de 2021. Deste modo, no total, foram 200 horas de aula a mais, o que equivale a 2 meses e meio de aulas (50 dias). O maior tempo de permanência dos alunos em sala de aula pode ter favorecido a recomposição de aprendizagens que foi prejudicada em virtude da suspensão das aulas presenciais. Isto é particularmente relevante considerando que mesmo com a adoção do ensino remoto emergencial pode ser que muitos alunos não tenham tido a oportunidade de acompanhar os conteúdos repassados devido a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos em âmbito domiciliar, bem como a conexão com internet de boa qualidade.

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