O objetivo do presente trabalho consiste na tentativa de reconstrução de sentidos em educação, perpassando pela filosofia desconstrutivista de Derrida (2002) até a democracia radical e plural de Laclau e Mouffe (2015). A partir da utilização destes autores, a proposta é trazer para os estudos em educação a ideia de uma democracia que não apresente um caráter unívoco, totalitário, um centro que apresente um modelo democrático a ser seguido. À medida que democracia se coloca como algo impossível de se alcançar uma plenitude, passamos a atribuir sentidos (no plural) ao invés de um único sentido (singular). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se a Revisão bibliográfica como Metodologia, a partir do aporte teórico dos autores Jacques Derrida, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, além de outros autores adjacentes. A nossa proposta, a partir do exposto, não é a de apontar resultados, mas sim, levantar discussões por meio da revisão bibliográfica dos autores trabalhados no que se refere à retirada de um centro totalizante, ou seja, a estrutura - em Derrida, a presença de um projeto de desconstrução; em Laclau e Mouffe, a incorporação da desconstrução em busca de uma democracia radical e plural.