O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Escola Municipal José Alcides Pinto, para a disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de História, da Universidade Federal do Ceará, durante o primeiro semestre de 2022. Nesse sentido, o objetivo focal da pesquisa consiste em perceber como a estrutura e a superestrutura escolar influencia no processo de ensino-aprendizagem do corpo discente. Para tanto, nos apropriamos da pesquisa qualitativa, uma vez que são considerados elementos-chave de caráter subjetivos; da pesquisa bibliográfica, a partir, principalmente, de categorias elencadas por Antonio Gramsci (1999; 2001); e da pesquisa documental, por meio de normas, como a BNCC (2018). Além disso, nos apropriamos do Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 2004), da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1983) e do Método Historicista de Gramsci (1999) para interpretar todos os dados de maneira crítica, ponderando as condições objetivas e subjetivas dos sujeitos envolvidos nessa pesquisa. Segundo Gramsci (2001), na defesa da Escola Unitária, urge ao Estado custear toda e qualquer atividade que proponha a Escola, uma vez que o acesso à educação pública, universal e qualidade é direito dos cidadãos brasileiros, devidamente assegurado pela Constituição Federal do Brasil (1988). No entanto, no decorrer da coleta de dados para esse estudo, ao depararmos com a realidade histórico-concreta das escolas públicas, enxergamos uma situação totalmente inadequada: salas mal ventiladas, superlotadas, sonoramente poluídas devido aos ruídos advindos da quadra poliesportiva. Todos esses fatores contribuem para a dispersão sistemática durante as aulas, onde estes discentes não conseguem se concentrar em decorrência de tais problemáticas.