De início, verificamos que o professor é um dos principais colaboradores na formação dos cidadãos, diante disso, segundo Zeichner (1993), o professor reflexivo realiza pesquisa e ação para o seu desenvolvimento profissional. Portugal e Souza (2013, p. 116) afirmam que o pensar em diferentes práticas e recursos pedagógicos que favoreçam a ação do professor para garantir a aprendizagem de conceitos e temas da química no espaço escolar, tendo em vista a abordagem e a construção de sentidos aos conteúdos científicos e sua apreensão ao cotidiano da vida dos alunos. No período pandêmico, antes da vacinação, e na continuidade do ensino remoto os professores utilizaram o método de gravação de videoaulas, atividades enviadas pelo WhatsApp e videoclipes, questionários e jogos pelo wordwall, bem como a utilização de plataformas remotas de ensino digital, como Google Meet e Google Classroom, que tiveram papel preponderante nesse processo ao acesso de aulas ao vivo (GÓES; CASSIANO, 2020), logo, no final da 4° unidade voltamos presencial, com a utilização de jogos, experimentos e debates diante da disciplina de química, abordando Química Orgânica, Ph e Radioatividade. Nesse contexto, cabe ressaltar que muitos professores tiveram que em um curto intervalo de tempo, aprender a utilizar as plataformas digitais para inovar o ensino e atender na melhoria do ensino de seus alunos na modalidade do ensino remoto.