Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DA EJA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90557
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4233
    "inscrito_id" => 14127
    "titulo" => "AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DA EJA"
    "resumo" => "Em tempos de grandes avanços tecnológicos tais como inteligência artificial, turismo no espaço, carros autônomos e mesmo com as facilidades de acesso ao mundo letrado, inserir a leitura no contexto escolar ainda é um grande desafio para os professores. Em decorrência disso, ainda nos deparamos com uma enorme taxa percentual de analfabetos funcionais, como também um grande número de estudantes que não leem com frequência ou até mesmo não gostam de ler nenhum tipo de texto ou o fazem por obrigação. No contexto da Educação de Jovens e Adultos, as dificuldades para formar leitores profícuos tendem a ser maiores, tendo em vista que os educandos geralmente são trabalhadores e por isso não conseguem se dedicar totalmente aos estudos. Desse modo, é necessário que o professor busque estratégias de leitura que viabilizem e facilitem a aprendizagem desses sujeitos, contribuindo para a sua formação leitora. Para tanto, as sequências didáticas podem ser usadas como um meio de subsidiar o educador no processo da formação leitora dessa clientela. Assim, o presente trabalho se propõe a analisar como essa estratégia de ensino pode contribuir para a formação leitora dos alunos da EJA. O trabalho segue o modelo da pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica. No que se refere aos referenciais teóricos, essa pesquisa se ancora nos trabalhos de AMORIM (2017), DOLZ (2010), FREIRE (2010), SCHNEULY (2011), DIONÍSIO (2010), ANTUNES (2009), PETIT (2008), SOUSA (2018), ROJO (2009), dentre outros estudiosos. Dessa forma, o referido trabalho justifica-se pela sua relevância no que se refere à inserção dessa metodologia de ensino a fim de contribuir de forma efetiva para aquisição da leitura pelos alunos da EJA fomentando o gosto pela leitura de todas as tipologias textuais que puderem adquirir, e a partir disso buscar por leituras mais abrangentes de livros que atinjam seus interesses pessoais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14127_TB4233_05122022111422.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERALDA CAMILO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GERALDA"
    "autor_email" => "ggcamilo470@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90557
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4233
    "inscrito_id" => 14127
    "titulo" => "AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DA EJA"
    "resumo" => "Em tempos de grandes avanços tecnológicos tais como inteligência artificial, turismo no espaço, carros autônomos e mesmo com as facilidades de acesso ao mundo letrado, inserir a leitura no contexto escolar ainda é um grande desafio para os professores. Em decorrência disso, ainda nos deparamos com uma enorme taxa percentual de analfabetos funcionais, como também um grande número de estudantes que não leem com frequência ou até mesmo não gostam de ler nenhum tipo de texto ou o fazem por obrigação. No contexto da Educação de Jovens e Adultos, as dificuldades para formar leitores profícuos tendem a ser maiores, tendo em vista que os educandos geralmente são trabalhadores e por isso não conseguem se dedicar totalmente aos estudos. Desse modo, é necessário que o professor busque estratégias de leitura que viabilizem e facilitem a aprendizagem desses sujeitos, contribuindo para a sua formação leitora. Para tanto, as sequências didáticas podem ser usadas como um meio de subsidiar o educador no processo da formação leitora dessa clientela. Assim, o presente trabalho se propõe a analisar como essa estratégia de ensino pode contribuir para a formação leitora dos alunos da EJA. O trabalho segue o modelo da pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica. No que se refere aos referenciais teóricos, essa pesquisa se ancora nos trabalhos de AMORIM (2017), DOLZ (2010), FREIRE (2010), SCHNEULY (2011), DIONÍSIO (2010), ANTUNES (2009), PETIT (2008), SOUSA (2018), ROJO (2009), dentre outros estudiosos. Dessa forma, o referido trabalho justifica-se pela sua relevância no que se refere à inserção dessa metodologia de ensino a fim de contribuir de forma efetiva para aquisição da leitura pelos alunos da EJA fomentando o gosto pela leitura de todas as tipologias textuais que puderem adquirir, e a partir disso buscar por leituras mais abrangentes de livros que atinjam seus interesses pessoais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14127_TB4233_05122022111422.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERALDA CAMILO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GERALDA"
    "autor_email" => "ggcamilo470@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Em tempos de grandes avanços tecnológicos tais como inteligência artificial, turismo no espaço, carros autônomos e mesmo com as facilidades de acesso ao mundo letrado, inserir a leitura no contexto escolar ainda é um grande desafio para os professores. Em decorrência disso, ainda nos deparamos com uma enorme taxa percentual de analfabetos funcionais, como também um grande número de estudantes que não leem com frequência ou até mesmo não gostam de ler nenhum tipo de texto ou o fazem por obrigação. No contexto da Educação de Jovens e Adultos, as dificuldades para formar leitores profícuos tendem a ser maiores, tendo em vista que os educandos geralmente são trabalhadores e por isso não conseguem se dedicar totalmente aos estudos. Desse modo, é necessário que o professor busque estratégias de leitura que viabilizem e facilitem a aprendizagem desses sujeitos, contribuindo para a sua formação leitora. Para tanto, as sequências didáticas podem ser usadas como um meio de subsidiar o educador no processo da formação leitora dessa clientela. Assim, o presente trabalho se propõe a analisar como essa estratégia de ensino pode contribuir para a formação leitora dos alunos da EJA. O trabalho segue o modelo da pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica. No que se refere aos referenciais teóricos, essa pesquisa se ancora nos trabalhos de AMORIM (2017), DOLZ (2010), FREIRE (2010), SCHNEULY (2011), DIONÍSIO (2010), ANTUNES (2009), PETIT (2008), SOUSA (2018), ROJO (2009), dentre outros estudiosos. Dessa forma, o referido trabalho justifica-se pela sua relevância no que se refere à inserção dessa metodologia de ensino a fim de contribuir de forma efetiva para aquisição da leitura pelos alunos da EJA fomentando o gosto pela leitura de todas as tipologias textuais que puderem adquirir, e a partir disso buscar por leituras mais abrangentes de livros que atinjam seus interesses pessoais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.