Este trabalho se refere a pesquisa que teve como propósito responder: Que contribuições podem ser oferecidas em encontros formativos sobre o ensino de Geometria a professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Delineou-se como objetivo geral verificar o conhecimento geométrico de professores participantes de uma formação continuada, discutir e propor práticas de letramento geométrico que possam contribuir na formação e na atuação profissional deles. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa-ação, com um grupo de professores atuantes em escolas de uma rede municipal de ensino do interior paulista. Ela abrangeu: a aplicação de um primeiro questionário para identificar o perfil geométrico dos professores do grupo; encontros formativos sobre conhecimentos de Geometria elementar e, por fim, a aplicação de um segundo questionário. No processo formativo, na coleta e na descrição dos dados foram considerados o desenvolvimento do pensamento geométrico segundo van Hiele; a Geometria básica e o ensino de Geometria; o processo de alfabetização matemática. Os resultados mostraram, no questionário inicial, lacunas no conhecimento geométrico da maioria dos professores, estando este muito próximo ao de alunos dos anos iniciais; e após os encontros formativos, o conhecimento geométrico dos professores ampliou-se significativamente. Pode-se inferir, com esse estudo, que os espaços de formação como o desenvolvido nesta pesquisa, devem ser incentivados e assumidos nos grupos escolares como momentos necessários para discussão do trabalho docente, oportunizando que as lacunas conceituais sobre Geometria façam parte das discussões pedagógicas, com vistas a uma ressignificação da prática