O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta baseada em um método de análise qualitativo proposto para pesquisas em ensino de Ciências, com um exemplo de aplicação no ensino de Física. Este método utiliza as linguagens verbal e gestual combinadas com a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), em razão de sua perspectiva relacionada aos diferentes níveis de Mediações. Durante uma investigação que abordou o estudo das Mediações (Psicofísica, Social, Cultural e/ou Hipercultural) que facilitam o desenvolvimento de imagens mentais pelos estudantes ao responder perguntas sobre conceitos pertinentes à espectroscopia, percebeu-se uma diversidade de Mediações utilizadas para resolver um único problema. Como forma de análise das Mediações que se destacam no processo de definição de determinado conceito, preferencialmente expressadas individualmente pelos participantes, é proposta a construção exploratória de um Perfil de Nível de Mediação Externa (PNME) como ferramenta. A pesquisa foi realizada com 14 estudantes do Ensino Médio de forma remota (devido a pandemia), onde estes interagiram com simulações, apresentações, vídeos e um aplicativo de celular que faz a análise de espectros de emissão e absorção. O aporte teórico consistiu no uso da TMC e os Perfis Epistemológico e Conceitual, do Bachelard e Mortimer, respectivamente. Após a aplicação de pré e pós-teste e entrevistas individuais que seguiam o protocolo Report Aloud, técnica que expõe o processo de cognição do estudante ao responder determinadas questões, as entrevistas foram transcritas e examinadas com base na Análise Gestual Descritiva, extraindo as imagens mentais presentes na estrutura cognitiva dos entrevistados. Nossa interpretação dos resultados é de que no mínimo, duas Mediações são expostas por cada indivíduo ao resolver problemas relacionados com a espectroscopia. Neste sentido, apresenta-se a construção do PNME, um eficiente instrumento de análise para a identificação da origem e transições das imagens mentais formadas pelos alunos sobre os conceitos científicos que estudaram..