Aulas estritamente conteudistas e descontextualizadas podem contribuir para que haja o sentimento de desinteresse e aumente as dificuldades na compreensão dos assuntos por parte dos discentes, por isso, ao longo dos anos, os docentes, inclusive os de Ciências e Biologia, vem buscando metodologias alternativas de aprendizagem significativas, que os auxilie no processo de ensino e aprendizagem. Entre os materiais didáticos utilizados encontram-se os jogos didáticos e um tipo de jogo que vem se mostrado promissor como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem é o Roley playing Games (RPG). Durante o jogo de RPG o estudante (jogador) participa da história e neste mundo de aventuras e desafios, o jogador deve lutar e sobreviver, deve decifrar os enigmas, encontrar saídas e combater inimigos. Sendo assim, pode-se utilizar os RPGs para buscar a solução de alguns dilemas presentes no cotidiano educacional, bem como para engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi elaborar um manual RPG, bem como validar o mesmo com os docentes de Ciências e Biologia, averiguando assim, a sua possível inclusão como material de apoio didático para auxiliar o ensino de Ciências/Biologia. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e desenvolvido um manual de RPG denominado Game Of Bios, voltado para o ensino do conteúdo de Imunologia. Em seguida, o jogo foi analisado e validado, por meio de uma pesquisa de opinião utilizando-se o Google Forms, por docentes de Biologia e Ciências. Os resultados dos questionários foram analisados e expressos em gráficos e se mostraram positivos, no entanto apontaram a necessidade de alterações/adaptações do manual. Espera-se que a versão final do manual seja utilizada por docentes e discentes como método complementar de ensino, bem como uma alternativa divertida para revisar os conteúdos de ciências e Biologia.