A INCLUSÃO NA PALMA DAS MÃOS: REPENSANDO A EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89725 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3056 "inscrito_id" => 14105 "titulo" => "A INCLUSÃO NA PALMA DAS MÃOS: REPENSANDO A EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA TECNOLOGIA ASSISTIVA" "resumo" => "As questões voltadas à Educação Especial na perspectiva inclusiva têm sido debatidas, significativamente, nas últimas três décadas, estruturando-se a partir de um paradigma educacional pautado na concepção dos direitos humanos, tendo em vista seu caráter de igualdade e equidade. Neste trabalho apresentamos um entrelace da educação especial, tecnologias assistivas e educação de surdos, tendo como objetivo geral: investigar de que modo as tecnologias assistivas podem contribuir para o aprimoramento educativo dos alunos surdos, do ensino médio técnico do Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão- IEMA, Como metodologia, inicialmente, utilizamos a revisão bibliográfica baseados nos teóricos: Manzini,Silva e Cardoso,Costa e Silva..Trabalharemos com o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados a observação participante.A abordagem será qualitativa e trata-se de uma pesquisa aplicada, gerando ao final, um produto exequível, ou seja, um aplicativo com glossário em libras que poderá contribuir como ferramenta de aprimoramento educacional e de autonomia aos alunos surdos, assim como permitirá aproximação entre demais discentes ouvintes, professores, gestores e intérpretes/tradutores de Libras. Por fim, acreditamos que as tecnologias assistivas, enquanto ferramentas que facilitam a execução de várias tarefas do cotidiano de pessoas com deficiência, têm se apresentado como possibilidades de construção de autonomia e mais independência, tanto para auxiliar nas tarefas mais simples no âmbito doméstico, como as mais sofisticadas demandas na esfera escolar, profissional, dentre outras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14105_TB3056_10082022163839.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA ARAÚJO PRADO" "autor_nome_curto" => "Ângela Araújo P" "autor_email" => "ktcha_angel@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89725 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3056 "inscrito_id" => 14105 "titulo" => "A INCLUSÃO NA PALMA DAS MÃOS: REPENSANDO A EDUCAÇÃO DE SURDOS A PARTIR DA TECNOLOGIA ASSISTIVA" "resumo" => "As questões voltadas à Educação Especial na perspectiva inclusiva têm sido debatidas, significativamente, nas últimas três décadas, estruturando-se a partir de um paradigma educacional pautado na concepção dos direitos humanos, tendo em vista seu caráter de igualdade e equidade. Neste trabalho apresentamos um entrelace da educação especial, tecnologias assistivas e educação de surdos, tendo como objetivo geral: investigar de que modo as tecnologias assistivas podem contribuir para o aprimoramento educativo dos alunos surdos, do ensino médio técnico do Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão- IEMA, Como metodologia, inicialmente, utilizamos a revisão bibliográfica baseados nos teóricos: Manzini,Silva e Cardoso,Costa e Silva..Trabalharemos com o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados a observação participante.A abordagem será qualitativa e trata-se de uma pesquisa aplicada, gerando ao final, um produto exequível, ou seja, um aplicativo com glossário em libras que poderá contribuir como ferramenta de aprimoramento educacional e de autonomia aos alunos surdos, assim como permitirá aproximação entre demais discentes ouvintes, professores, gestores e intérpretes/tradutores de Libras. Por fim, acreditamos que as tecnologias assistivas, enquanto ferramentas que facilitam a execução de várias tarefas do cotidiano de pessoas com deficiência, têm se apresentado como possibilidades de construção de autonomia e mais independência, tanto para auxiliar nas tarefas mais simples no âmbito doméstico, como as mais sofisticadas demandas na esfera escolar, profissional, dentre outras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14105_TB3056_10082022163839.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA ARAÚJO PRADO" "autor_nome_curto" => "Ângela Araújo P" "autor_email" => "ktcha_angel@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }