As questões voltadas à Educação Especial na perspectiva inclusiva têm sido debatidas, significativamente, nas últimas três décadas, estruturando-se a partir de um paradigma educacional pautado na concepção dos direitos humanos, tendo em vista seu caráter de igualdade e equidade. Neste trabalho apresentamos um entrelace da educação especial, tecnologias assistivas e educação de surdos, tendo como objetivo geral: investigar de que modo as tecnologias assistivas podem contribuir para o aprimoramento educativo dos alunos surdos, do ensino médio técnico do Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão- IEMA, Como metodologia, inicialmente, utilizamos a revisão bibliográfica baseados nos teóricos: Manzini,Silva e Cardoso,Costa e Silva..Trabalharemos com o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados a observação participante.A abordagem será qualitativa e trata-se de uma pesquisa aplicada, gerando ao final, um produto exequível, ou seja, um aplicativo com glossário em libras que poderá contribuir como ferramenta de aprimoramento educacional e de autonomia aos alunos surdos, assim como permitirá aproximação entre demais discentes ouvintes, professores, gestores e intérpretes/tradutores de Libras. Por fim, acreditamos que as tecnologias assistivas, enquanto ferramentas que facilitam a execução de várias tarefas do cotidiano de pessoas com deficiência, têm se apresentado como possibilidades de construção de autonomia e mais independência, tanto para auxiliar nas tarefas mais simples no âmbito doméstico, como as mais sofisticadas demandas na esfera escolar, profissional, dentre outras.