A obrigatoriedade do Plano de Ensino Individualizado (PEI) está prevista no artigo 28 da Lei n° 13.146 de 06 de julho de 2015. Tal documento deve contemplar as características individuais do indivíduo criando um espaço inclusivo através de ferramentas adaptadas e do ensino colaborativo. Este artigo busca analisar a legislação que envolve o Plano de Ensino Individualizado no âmbito nacional. O motivo da escolha da temática deu-se a partir de vivências com aluno que necessitam do PEI a demanda de discutir as políticas públicas educacionais de inclusão. A presente pesquisa trata-se de uma análise documental a partir de documentos oficiais: normas, legislação em âmbito nacional, traçada na concepção teórica de diferentes autores que apresentam estudos relacionados com o tema, como Sonza, Salton e Agnol (2018), Tannus-Valadão (2014), Oliveira (2017), Mascaro (2017), entre outros. Conclui-se que o PEI pode melhorar as condições de aprendizagem do estudante no ambiente escolar.