Este trabalho tem como objetivo apresentar a partir das experiencias e percepções dos professores das séries iniciais do ensino fundamental da cidade de Brejo do Cruz, os desafios, vantagens e ou desvantagens para o processo de ensino aprendizagem durante a Pandemia com a utilização do ensino remoto de caráter emergencial. Para respaldar a pesquisa utilizamos uma revisão da bibliografia que aborda o tema como: Freire (1987), Godoy (1995), Moran (2015), Preti (1996). entre outros. Para a realização da pesquisa além da pesquisa bibliográfica, fi realizado um trabalho de campo em duas etapas, a primeira consistiu na aplicação de um questionário aos professores de forma on-line e a segunda, uma entrevista semi-diretiva quando as aulas retornaram. O ensino remoto trouxe desafios para as escolas, professores e alunos, pois todos tiveram que se adaptar a uma realidade nova, da melhor forma possível, já que as escolas não estavam estruturadas para essa realidade e nem os professores capacitados para fazer uso da TDIC para ministrar seus conteúdos, por sua vez, os alunos se encontrava, em sua maioria sem acesso as ferramentas digitais, bem como sem saber manuseá-las para fins educacionais caso as possuíssem. O retorno as aulas (chamado novo normal) de fato demonstrou os resultados reais do ensino remoto, e apesar de não ter sido um ano letivo perdido, segundo relatos dos professores pesquisados, pode-se constatar diminuição no rendimento escolar, evasão escolar, dificuldades de adaptação dos professores, diminuição do nível de habilidades solicitadas pelo BNCC e para alguns a estagnação da educação.