O artigo traz o registro de atividades de formação docente desenvolvidas pela matemática, professora e artista plástica Teresa Vergani. Trata-se de um recorte da tese de doutorado produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De natureza bibliográfica, tem como principais referências os livros de Vergani, “O zero e os infinitos: uma experiência de antropologia cognitiva e educação matemática intercultural” (1991) e “A palavra e a pedra” (1993). Estas obras apresentam as pesquisas e estudos da autora em contextos socioculturais diversos, além de cursos que ministrou em universidades no período em que atuou como docente. As pesquisas empreendidas pela educadora apresentam um itinerário formativo nômade e reafirmador da religação entre Ciência, Arte e Educação. Ao expor parte de sua produção e atividades de formação, pretende-se trazer elementos importantes que dialogam com uma formação de professores mais contextualizada e transdisciplinar, problematizando de forma ampliada os preceitos de uma educação de base complexa, movida pela atenção às estruturas diversas e universais das culturas e pelo respeito à resistência dos saberes plurais. Além disso, as formações realizadas por Teresa Vergani refletem seu modo de compreender o sujeito, a educação, a diversidade cultural, o mundo. Por fim, consideramos que se guiar por atividades docentes mais dialógicas certamente contribuem com a preparação de professores capazes de ler a realidade dos seus estudantes, ter empatia com a comunidade, refletir sobre suas ações e ser pesquisador de sua própria prática.