Mudanças significativas nas práxis educativas é o mecanismo primordial quando o profissional acredita na formação continuada, neste contexto, o trabalho científico apresenta uma análise sobre os impactos da formação continuada de professores da rede municipal de Porto Nacional – TO, quanto à inovação tecnológica e o desenvolvimento de uma educação de qualidade, na busca de superação da dicotomia no período pandêmico e nos avanços tecnológicos como instrumentos multididáticos e remotos, entre a teoria e prática na formação continuada dos profissionais da educação básica. A formação de professores frente às novas tecnologias deve ser encarada como uma realidade a ser cuidadosamente aplicada. Outros aspectos vitais para a promoção na perspectiva de mudanças e humanização são esquecidos, via a importância de uma formação bem formulada e implementada através de políticas públicas, possibilitando o sucesso na sala de aula, evidenciando experiências exitosas, tendo como base à fundamentação e integração de novos saberes docentes, associada ao processo diagnóstico e de resultados. Para explicitar as especialidades dos saberes docentes, recorremos às formulações de PIAGET, TARDIF, LESSARD, MORAN e LAHAYE, LDB, PME entre outros. A metodologia do trabalho a ser desenvolvido na rede municipal, ocupa –se em 02 (dois) espaços educacionais: a SEMED – Secretaria Municipal de Educação e Unidade Escolar (instituição municipal). É realizar a pesquisas com 06 (seis) formadores /alfabetizadores da SEMED e em 06 (seis) escolas urbanas que atendem a modalidade do Ensino Fundamental - I Fase – Séries Iniciais - Clico de Alfabetização, nas turmas do 1º ao 3º Anos, envolvendo 60 (sessenta) professores. A integração da pesquisa dar-se por meio de estudo de caso qualitativo, constituindo o levantamento de informações e estudo a respeito da auto formação continuada e serviço dos profissionais da educação na Rede Municipal.