O estudo analisou o processo de ensino e aprendizagem de Geografia no contexto das mudanças dos marcos legais Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes - Marcelino Vieira/RN. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a trajetória do desenvolvimento da Geografia e a sua inclusão no universo escolar, destacando a institucionalização da Geografia no Brasil e uma breve abordagem sobre as duas grandes correntes geográficas e um debate sobre a importância do ensino da Geografia para o exercício da cidadania. A discussão acerca das políticas educacionais na atualidade: o PCNEM (2002), a nova LDB (1996) e a Lei da Reforma do Ensino Médio (2017) possibilitaram tanto o professor refletir sobre a sua prática de ensino quanto analisar de que forma esses documentos compreende o ensino de Geografia e ainda favoreceu a coleta de informações sobre as consequências que essa reforma no ensino pode trazer para os estudantes e para o próprio conhecimento geográfico. Foram discutidas a importância da práxis inovadora no ensino de Geografia e a formação docente como fatores imprescindíveis para o processo de ensino e aprendizagem. Teve como suporte teórico as reflexões dos principais autores: Andrade, Moraes, Lacoste, Santos e outros. O objetivo foi verificar os principais problemas enfrentados na instituição investigada, principalmente no tocante ao ensino de Geografia. A efetivação foi adotada a metodologia com abordagem qualitativa e a pesquisa de campo. Deste modo, possibilitou a constatação de vários problemas na instituição pesquisada, entre eles, a desmotivação de aprendizagem dos estudantes, sobretudo, no turno vespertino, a carência de recurso tecnológico e material impresso escolar. Por outro lado, é averiguado que existem projetos educativos na instituição, os alunos afirmaram gostar da disciplina de Geografia e destacaram a escola como fator importante e decisivo para o seu futuro e já os professores, mesmo carentes de práticas de ensino inovadoras, buscam meios de motivar os seus alunos.