Tendo em vista o contexto brasileiro de educação nos anos iniciais, em que historicamente são apresentadas algumas dificuldades enfrentadas na aquisição da leitura e escrita, para isso, elencam-se os seguintes questionamentos: como têm ocorrido os processos de aquisição da leitura e escrita; as concepções de linguagem; consciência fonológica e o papel da escola, da família no processo de ensino e aprendizagem das crianças. E tem como objetivo é a investigação acerca da alfabetização e letramento como principais meios para o desenvolvimento das competências em leitura e escrita, e esclarecendo esses processos de aquisição, como também os contributos da fonética e fonologia e justificando-se em razão da necessidade de uma alfabetização desenvolvida em uma perspectiva de letramento na prática social. Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa de natureza explicativa, comumente bibliográfica e de pesquisa de campo, com observação participativa. O universo da pesquisa foram estudantes de escola da rede municipal situada em Balsas–MA; e como amostra, as turmas do 3°ano, 4°ano e 5°ano, cujos, os turnos matutino e vespertino do ensino fundamental, dando ênfase à aquisição da leitura e escrita desses sujeitos.