A presente pesquisa objetiva construir uma formação docente em Educação Física Inclusiva a partir de uma análise de redes. A análise de redes mostra-se uma forma de mensuração de sistemas complexos e uma estratégia capaz de detectar ações necessárias para uma melhora adequação no processo como um todo, compreendendo o incentivo ao compartilhamento de informações e de experiências que venham promover a inclusão de estudantes que apresentem algum tipo de deficiência. Com a necessidade de se estabelecer um processo formativo continuado de professores de Educação Física, essa proposta foi capaz de apontar as relações existentes entre os aspectos apontados pelos docentes a partir de um questionário estruturado desenvolvido pelos pesquisadores. Para essa pesquisa, 28 professores do ensino básico (do ensino fundamental), responderam um questionário e para análise utilizou-se uma análise de rede, proposta baseada na teoria da complexidade. Os resultados, entretanto, foram distribuídos em 5 subcategorias aos quais os professores apontaram influenciar na garantia de inclusão dos escolares com deficiência nas aulas de Educação Física, são eles: dificuldades estruturais, pedagógicas, aspectos relacionados a escola, formação e planejamento. Após análise de redes, foi possível estabelecer quais fatores apresentaram maior influência na rede, sendo elas: planejamento para aulas teóricas e práticas, conhecimentos específicos sobre deficiências, como combater o capacitismo nas aulas de Educação Física Escolar, relação com os familiares dos escolares com deficiência e a relação multiprofissional. Com isso, aponta-se um direcionamento para intervenção quanto a formação continuada a fim de se modificar a rede e estabelecer inclusão desses escolares com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. Além disso, outras variáveis também se mostraram importantes dentro da rede, mesmo não estabelecendo uma influência alta nas outras variáveis, como a infraestrutura da escola, o papel do profissional auxiliar e até mesmo o PEI (Planejamento Educacional Individualizado).