O presente trabalho visa apresentar uma proposta de sequência básica no 9° ano do Ensino Fundamental- Anos Finais da Educação Básica. Nesse contexto, a projeto proporciona a formação do leitor crítico, bem como contribui para o letramento literário. Além disso, a partir do viés de supracitado, tem-se também o objetivo de oferecer subsídios para que o aluno desenvolva o gosto pela leitura literária. Desse modo, pelo aporte de teórico de Cosson (2011), de Zilberman (1990) e da BNCC (2017), a metodologia se viabilizará com o desenvolvimento da sequência básica pela obra Crônicas para jovens de bicho e pessoas, Clarice Lispector, para desenvolver habilidades de leitura e produção textual que são estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular. Logo, a proposta de intervenção terá como foco a discussão das crônicas de Clarice a partir dos temas caracterizadores em que os educandos foram divididos em grupos para apresentar em forma de mapa mental as impressões de leitura do texto escolhido por eles, fomentando assim o debate em sala de aula. Por fim, segue-se para o trabalho final que cada aluno fez, se tratando da produção de um desenho cubista que representou a crônica lida. Assim, os discentes tiveram um processo de leitura literária e formação leitora crítica baseado na teoria em foco.