O presente trabalho expressa a investigação dos registros históricos, compostas por memórias e tradições que relatam as desigualdades raciais e sociais, que de acordo com a classificação que a sociedade estabelece, para a mulher negra ela é sempre vista com estereótipos negativos e que ainda e perceptível na sociedade atual, e através do movimento negro que mulheres afro-brasileiras reivindicam seus direitos criando-se o movimento feminista negro que é dedicado às questões raciais e a valorização da mulher negra na sociedade. A esfera educacional permite trabalhar questões de étnico-raciais, que devem ser tratadas na escola para estimular e valorizar os ensinamentos da cultura afro-brasileira e africana, para que os alunos entendam suas origens. Seguindo essa perspectiva, a metodologia aplicada conduz a uma pesquisa bibliográfica e análise de dados realizada na escola Leônidas Pessoas na cidade de Pirapemas-MA. O questionário conta com 28 perguntas objetivas e subjetivas, com a participação de três professoras do quarto e quinto ano do ensino fundamental, para entender como as professoras expõe conteúdos que exaltam a cultura negra, sobretudo, a participação ativa do ser afro-brasileira feminina, no ambiente social. Para tanto, o artigo utiliza alguns autores e autoras que auxiliam na escrita e reflexão do assunto abordado. Tais como, RIBEIRO(2018) que expõe informações sobre feminismo negro e questões raciais. ARAÚJO(2013) faz profundas reflexões ao abordar questões de gênero, no qual nota-se as desigualdades estabelecidas, reprimindo a existência da mulher negra.