As Competências Socioemocionais (CS) estão em processo de incorporação no currículo da educação brasileira em seus diferentes componentes curriculares. Até este momento não foram encontradas pesquisas nacionais suficientes para compreender seus efeitos na formação de professores e no processo de ensino/aprendizagem, sobretudo quando se trata do Ensino de Ciências e de como as CS podem ser inseridas em sala de aula. Com essa prerrogativa, a presente pesquisa possuiu como objetivo a realização de uma reflexão crítica sobre as potencialidades e perspectivas que envolvam a temática “Competências Socioemocionais” e suas relações com o ensino de Ciências. Para isto buscou-se artigos, dissertações e teses que se relacionavam ao tema de interesse integrados à área da educação, a fim de realizar o estudo de suas relações com as competências gerais descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), último documento oficial publicado pelo Ministério da Educação, que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas nos estudantes da educação básica. Esta pesquisa assumiu caráter investigativo, a fim de proporcionar um aprofundamento sobre o tema, considerando que as CS estão inseridas na BNCC. A análise dos trabalhos encontrados dividiu-se no estudo dos termos “Aprendizagem Socioemocional” (Social and Emotional Learning – SEL), “Competências Socioemocionais” e “Habilidades Socioemocionais”, suas concepções, diferenças e como se inter-relacionam, promovendo uma discussão sobre as raízes teóricas do tema. Após a análise teórica, realizamos a reflexão sobre a inserção das CS no Ensino de Ciências, suas possibilidades e as perspectivas de implementação em salas de aula.