A Fábula é um gênero bastante atrativo, apresentando características que transmitem lições de moral, influenciando tanto adultos quanto crianças, despertando curiosidade e atiçando a imaginação. Desse modo, questiona-se: Qual a contribuição da fábula na formação do pensamento crítico e senso moral do indivíduo? A motivação para pesquisar o tema surgiu da necessidade de oferecer uma educação como prática humanizadora, e não limitar-se somente a transmissão de conhecimentos. O estudo objetivou analisar a importância das fábulas como recurso didático que contribui para a formação do pensamento crítico e senso moral nos indivíduos (leitor). Trata-se de um estudo bibliográfico, como pesquisa qualitativa e descritiva. A relevância de um estudo desse gênero reside na possibilidade de sintetizar o debate em torno dos valores morais e formação do pensamento crítico do leitor, visto que a partir de uma boa leitura o indivíduo se torna capaz de compreender o mundo a sua volta e adquirir consciência sobre seus próprios atos, além de se tornar uma contribuição para futuros estudos. Entre os achados, compreende-se que o uso das fábulas como estratégia metodológica de ensino ajuda a formar cidadãos críticos, e que a formação de uma sociedade melhor e mais justa, decorre de um comprometimento conjunto entre família (o primeiro ambiente com o qual o indivíduo tem contato), professores (conscientes de seu papel como educadores e formadores de opinião), gestores (visando fornecer um ambiente aberto e de fácil acesso aos pais) bem como a própria comunidade, que pode e deve, em determinadas situações, contribuir com sugestões significativas.