O presente trabalho trata da análise, bem como, o estudo do uso do jogo de RPG (do inglês, Role Playing Game) O Cordel do Reino do Sol Encantado, desenvolvido por Pedro Borges, para sala de aula, como atividade lúdica, no intuito de incentivar a leitura de folhetos de cordel, fazendo com que os alunos aprendam sobre a cultura nordestina. O jogo, de carater narrativo, com temática no Nordeste brasileiro, início do século XX, escrito em versos, e usando o cordel, como suporte, tem a finalidade do jogador interpretar alguns estereótipos, típicos nordestinos, e que foram representados, em várias literaturas e mídias, como novelas, séries, músicas e teatro. Com isso, trata-se de um trabalho para o incentivo à leitura, interação entre alunos, tornando o ambiente de sala de aula, um espaço mais lúdico. O objetivo da leitura é a compreensão – obter significado do texto escrito. O principal objetivo do ensino de compreensão de leitura, portanto, é ajudar os alunos a desenvolver o conhecimento, as habilidades e as experiências que devem ter se quiserem se tornar leitores competentes e entusiasmados. As estratégias de leitura podem dar aos alunos uma vantagem crucial para melhorar sua compreensão, mas se eles não tiverem conhecimento prévio do tópico em questão durante a leitura, as estratégias oferecem retornos menores. Para os estudos, sobre cordel e a cultura nordestina, terão, como aporte, LEMAIRE (2013), OLIVEIRA (2015). E, para as práticas educativas, PINHEIRO (2007), MENEZES (2010), BELTHER (2014), ZABALA (1998).