A evasão escolar no Brasil é provocada por uma multiplicidade de fatores, entretanto, com o advento da pandemia da Covid-19, foi observado um aumento no percentual de estudantes evadidos em todo o território nacional, o que contraria a necessidade de redução nas taxas de evasão da escolaridade básica obrigatória, que é explicitada nas leis vigentes. O objetivo deste estudo foi identificar as causas que levaram à evasão de estudantes matriculados no Ensino Médio da Região Metropolitana de Recife, a partir do contexto da pandemia da Covid-19. Participaram desta pesquisa 22 estudantes que estiveram matriculados em uma das três séries do Ensino Médio nas escolas da Região Metropolitana do Recife entre os anos de 2020 e 2021. A partir dos dados coletados, observaram-se dificuldades apontadas quanto à oferta do modelo de ensino remoto nos anos letivos de 2020 e 2021, tendo sido indicado o ano de 2020 como mais difícil. As dificuldades mais evidenciadas incluíram a incompreensões do assunto das aulas, a falta de foco com o modelo adotado, a falta de ferramentas tecnológicas adequadas e também as metodologias de ensino adotadas pelos professores. Tais dificuldades encorajaram três participantes a abandonarem a escola, dois deles em 2020 e um em 2021.