EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: OS RESULTADOS DE UM CURSO DE LIBRAS NAS RELAÇÕES COMUNICATIVAS ENTRE ESTUDANTES SURDOS E OUVINTES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88859 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 13888 "titulo" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: OS RESULTADOS DE UM CURSO DE LIBRAS NAS RELAÇÕES COMUNICATIVAS ENTRE ESTUDANTES SURDOS E OUVINTES" "resumo" => "A Inclusão de estudantes Surdos na escola regular e, consequentemente na sociedade, caminha paralelamente à urgência de preparar os estudantes ouvintes para acolherem os discentes Surdos na convivência. Nesse sentido, a presente pesquisa parte da problemática: de que modo o ensino de Libras pode contribuir para o desenvolvimento de ações comunicativas entre estudantes surdos e ouvintes, na perspectiva de inclusão dos estudantes surdos? A pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar as contribuições do curso básico de LIBRAS para estudantes ouvintes e a sua utilização na comunicação com estudantes surdos em uma escola pública do município de Ariquemes / Rondônia. De acordo com a abordagem, trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida no segundo semestre de 2018. Os instrumentos utilizados foram a observação e a entrevista semiestruturada. Ao se averiguar que, nem sempre os estudantes surdos matriculados em classes regulares são acompanhados por intérpretes, ofertou-se um curso básico de Libras, com a carga horária de 40 horas para estudantes ouvintes e com a colaboração do discente surdo. A entrevista semiestruturada possibilitou o contato e o diálogo dos alunos com a pesquisadora e com a finalidade de ouvir os participantes da pesquisa, caracterizando a fase de avaliação da pesquisa-ação realizada. A análise de dados foi realizada na perspectiva de análise de conteúdos proposta por Bardin (1977). A culminância da ação resultou na confecção de material pedagógico de apoio em Libras que foi disponibilizado para a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia. Os resultados apresentados e analisados mostram que a pesquisa- ação proposta contribuiu para uma melhor interação entre os discentes, a partir do curso de LIBRAS, passaram a se comunicar e incluir o estudante surdo em todos os contextos do cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13888_TB1957_05122022154607.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA SANTANA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Marina Santana" "autor_email" => "marina.santos@ifro.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88859 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 13888 "titulo" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: OS RESULTADOS DE UM CURSO DE LIBRAS NAS RELAÇÕES COMUNICATIVAS ENTRE ESTUDANTES SURDOS E OUVINTES" "resumo" => "A Inclusão de estudantes Surdos na escola regular e, consequentemente na sociedade, caminha paralelamente à urgência de preparar os estudantes ouvintes para acolherem os discentes Surdos na convivência. Nesse sentido, a presente pesquisa parte da problemática: de que modo o ensino de Libras pode contribuir para o desenvolvimento de ações comunicativas entre estudantes surdos e ouvintes, na perspectiva de inclusão dos estudantes surdos? A pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar as contribuições do curso básico de LIBRAS para estudantes ouvintes e a sua utilização na comunicação com estudantes surdos em uma escola pública do município de Ariquemes / Rondônia. De acordo com a abordagem, trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida no segundo semestre de 2018. Os instrumentos utilizados foram a observação e a entrevista semiestruturada. Ao se averiguar que, nem sempre os estudantes surdos matriculados em classes regulares são acompanhados por intérpretes, ofertou-se um curso básico de Libras, com a carga horária de 40 horas para estudantes ouvintes e com a colaboração do discente surdo. A entrevista semiestruturada possibilitou o contato e o diálogo dos alunos com a pesquisadora e com a finalidade de ouvir os participantes da pesquisa, caracterizando a fase de avaliação da pesquisa-ação realizada. A análise de dados foi realizada na perspectiva de análise de conteúdos proposta por Bardin (1977). A culminância da ação resultou na confecção de material pedagógico de apoio em Libras que foi disponibilizado para a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia. Os resultados apresentados e analisados mostram que a pesquisa- ação proposta contribuiu para uma melhor interação entre os discentes, a partir do curso de LIBRAS, passaram a se comunicar e incluir o estudante surdo em todos os contextos do cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13888_TB1957_05122022154607.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA SANTANA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Marina Santana" "autor_email" => "marina.santos@ifro.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }