A presente pesquisa busca evidenciar o Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), como um programa de democratização de acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade, na modalidade Educação a Distância (EaD). Desta maneira, o desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e socioeconômico forma um complexo indissociável, que o Consórcio fomenta de forma significativa neste contexto. O objetivo deste trabalho é destacar como o CEDERJ promove a construção do conhecimento, tornando seus alunos em profissionais qualificados em diversas áreas de conhecimento. Como metodologia adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, apoiada no procedimento técnico de pesquisa bibliográfica orientada por Gil (2012). Para tanto, recorreu-se aos estudos de Salvador; Rolando (2015), Bielschowsky (2017), Assumpção et al (2018), entre outros pesquisadores sobre a temática. Sendo assim, como resultado evidenciou-se o crescimento da formação em EAD, com foco na excelência, promovida em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, transformando a qualidade de vida profissional das pessoas por meio da oferta da Educação Superior.