Diante das transformações ocorridas nas últimas décadas, inúmeros desafios são impostos à educação uma vez que as mudanças e avanços nos meios científicos e tecnológicos acabam por determinar como as pessoas vivem, se relacionam, trabalham e estudam. Para tanto, isso exige da escola a adoção de práticas inovadoras, criativas e tecnológicas a fim de acompanhar tais mudanças. O presente artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica em bancos de teses e dissertações para identificar as ações pedagógicas mais comuns em uma escola inovadora, considerando a influência da gestão escolar e o uso das tecnologias digitais. Realizamos uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, descritiva, com base em levantamento bibliográfico de pesquisas divulgadas em meio eletrônico (internet). Essa pesquisa contribui cientificamente com o aprofundamento dos estudos sobre escolas inovadoras, apontou que as mudanças são induzidas pelos gestores escolares no qual, a inovação é uma potência do contemporâneo. Cabe lembrar que, a tecnologia não está implícita nos trabalhos analisados, porém a tecnológica é uma aliada no processo de inovação, impulsionada por gestores, alunos, professores e toda comunidade escolar.