O presente texto é resultado de uma análise da perspectiva epistemológica que orientou a produção da nossa dissertação de mestrado que tem por título “A educação geográfica com crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: as bases conceituais humanistas no estudo do lugar”. A questão norteadora da análise sugere a classificação da dissertação em tela com relação às perspectivas epistemológicas a que ela mais se aproxima. Teve como objetivos refletir sobre a produção do conhecimento científico; discutir os diferentes paradigmas epistemológicos e analisar a constituição do campo científico em educação. As perspectivas teórico-epistemológicas apresentadas nos estudos que desenvolvemos encontraram fundamento nas obras “Introdução à Filosofia da Ciência” de Inês Lacerda Araújo (ARAÚJO,2010) e “Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições” de Maria da Paz Sandín Esteban (SANDÍN ESTEBAN, 2010). Dentre as perspectivas epistemológicas estudadas destacaram-se o “Objetivismo”, o “Construcionismo”, o “Subjetivismo” e suas variantes. (ARAÚJO,2010). Concluímos que esse tipo de análise tem utilidade como um exercício que nos levará para além do autoconhecimento como pesquisador, mas também como aperfeiçoamento na arte de produzir a pesquisa educacional com a qualidade necessária. Envolvidos com os fenômenos educacionais, buscamos respostas que justifiquem, expliquem, descrevam, comprovem ou refutem a nossa forma de pensar, de vivenciar esses fenômenos e assim, compreendermos as nossas experiências nesse mundo, levando-nos ao entendimento da complexidade dos fenômenos educativos.