O Ensinar filosófico reproduz um ser vivente humano, enquanto ser crítico, reflexivo, pensador de suas tomadas de decisão, e neste patamar que podemos inserir o filosofar no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), promover a inclusão daqueles que já foram excluídos, porém, não se pode deixar de lado a existência de uma legislação que reproduz todo o arcabouço da modalidade. Nossa pergunta central é: Qual a contribuição do ensino da filosofia no EJA? nossos objetivos: identificar o conceito de filosofia; verificar o que seria uma aula ideal de filosofia; compreender o porquê essa aula seria ideal. E notório a existência de um paradoxo entre o que é instituído para uma aprendizagem dos discentes e a realidade a qual está inserida. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual, EREM-Desembargador Jose Neves Filho, localizada no Município de Jaboatão dos Guararapes-PE, contou com a participação de Estudantes das três modalidades do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio, tendo a finalidade de averiguar através de uma pesquisa qualitativa aonde, colocamos como instrumento um questionário com três perguntas: Qual o conceito de filosofia? O que seria uma aula ideal de filosofia? Por que essa aula seria ideal? Consideramos assim que: Os estudantes acreditam ainda numa perspectiva de ensino filosófico melhor que a atual. Necessitando de mudanças bruscas nas práxis pedagógicas que vislumbre um ensino condizente com o que foi acertado na aprovação da Constituição Cidadã: um ensino acessível, de qualidade, e de acordo com a realidade de todos os cidadãos brasileiros.