Perante a implementação de novos métodos e tecnologias relacionadas ao ensino técnico, os laboratórios que possuem acervos físicos tiveram de mudar sua forma de lidar com as informações armazenadas e sua disponibilização aos seus usuários. O IFRN - Campus Parelhas possui um acervo de rochas que dá suporte ao ensino do curso Técnico em Mineração. Observa-se inconsistências na organização, classificação, nomenclatura, rastreio dos locais de coleta e a falta de exemplares significativos do estado do Rio Grande do Norte. Este projeto ordenará os parâmetros que tangem a catalogação, armazenamento das amostras e das informações das rochas do instituto, além de proceder com a coleta de exemplares representativos do estado para completar o acervo. Para tal sistematização foi realizado levantamento bibliográfico dos principais métodos didáticos de catalogação e de classificação petrográfica, elaboração de fichas padronizadas para catalogação, seleção prévia do acervo existente, limpeza, codificação, descrição de amostras, fotografia, coleta de amostras representativas, tabulação em meio digital e acondicionamento em gavetas e bancadas. Foram confeccionadas três fichas especificas com critérios essenciais, sendo uma para cada tipo de rocha – ígnea, metamórfica e sedimentar. O acervo apresenta um excesso de amostras da classe metamórfica em detrimento às sedimentares, tendo em vista que o campus está localizado nas proximidades de regiões cristalinas e distante de regiões sedimentares. Além disso, há baixa variedade de litotipos ígneos, apresentando excesso de rochas graníticas pegmatíticas. Mais de 90% das amostras possuem origem desconhecida. Em três viagens de campo foram coletados exemplares de 14 das 42 unidades geológicas representativas do estado do Rio Grande do Norte. O estabelecimento dos parâmetros para o recebimento, registro e manejo do acervo otimizou o seu uso nas aulas práticas. Atrelado a isso, o conjunto foi complementado com unidades representativas do estado e permitirá o uso em exposições à comunidade externa.