O presente texto tem a finalidade de refletir a respeito do currículo escolar como campo de disputa entre, projetos de sociedade e de formação humana. Aponta a proposta curricular emancipatória que busca incorporar aspectos da cultura, do mundo do trabalho e da realidade vivenciada por estudantes da educação de jovens, adultos e idosos em suas comunidades enquanto agentes das práticas sociais. Aborda, na metodologia qualitativa, a realidade como ponto de partida na busca incessante pela compreensão da complexidade e da totalidade da prática pedagógica, a partir dos pressupostos do currículo via Rede Temática, o qual oportuniza, aos sujeitos aprendentes, o conhecimento historicamente produzido pela humanidade de forma contextualizada e problematizada, possibilitando a compreensão dos aspectos micro e macro da vida cotidiano dos sujeitos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os resultados evidenciaram que, a Proposta Curricular de Rede Temática vivenciada na Rede Municipal de Educação de Maceió é estruturada para superar o modelo prescrito de fragmentação curricular; proposta essa que indica estratégias capazes de favorecer à aprendizagem dos estudantes e o diálogo com as tecnologias, que contribuam para formação emancipatória de sujeitos.