Esta pesquisa busca englobar a relevância da ludicidade nas práticas do processamento da aquisição dos estudantes da educação infantil. Tem-se como objetivo geral analisar a contribuição da ludicidade nas práticas do processo de aquisição na educação infantil. É ponderoso que o docente através do lúdico possa criar uma ação educacional com práxis pedagógicas, métodos estimuladores e planejamento de ensino voltado ao desenvolvimento da criança nas diversas situações cotidianas. Optou-se por uma metodologia de estudos bibliográficos, documental e de campo com uma abordagem qualitativa, buscando analisar sua significância para o ensino e aprendizagem na educação infantil. As ações educacionais do professor diante da ludicidade favorecem no amadurecimento da criança no processamento da aprendizagem, ajudando assim a superar os desafios que surgem. O resultado da pesquisa apontou que os professores efetivam nas suas aulas atividades lúdicas para encorajar o interesse da criança diante da proposta curricular da escola, estimulando suas relações com suas técnicas no interior e exterior dos princípios educacionais. Assim, conclui-se que através de brincadeiras e jogos, as crianças podem desenvolver o pensamento, a imaginação, o raciocínio, a criatividade diante das ações lúdicas, quando utilizada de maneira apropriada na práxis desde a educação infantil.